Cuidados com o Betta - Como cuidar do seu peixe

Este simples guia de cuidados com o peixe betta é o guia mais importante de informações do nosso site. Ele descreve cada aspecto importante de como cuidadar do seu peixe. Ele abrange o tamanho do tanque, os companheiros de aquário, o que você deve e não deve fazer.

Se você for compartilhar apenas uma página neste site, use esta! Acredito que esta página pode realmente ajudar a melhorar a vida de alguns betas que atualmente não estão vivendo em um ambiente adequado para eles! É ótimo que você esteja aqui querendo saber mais sobre os cuidados com o betta, espero que esta página o ajude!

Tamanho do Aquário x Habitat Natural

O habitat natural do peixe betta são os riachos rasos e arrozais da Tailândia. Embora superficiais estes são grandes áreas de pantanal.

Dê ao seu betta um monte de espaço pessoal. Riacho raso não significa poder viver em um frasco. Um riacho raso ainda tem muito espaço para um peixe nadar! Um tanque de 15 litros é um tamanho perfeito para um betta macho (mas quanto maior, melhor). Não mantenha o seu peixe betta em um pequeno vaso ou tigela.

Temperatura da água da Beteira

As águas tropicais da Tailândia são mornas, por isso, mantenha a água do aquário acima de 22 graus Celsius (25 – 26.5 C). Não o deixe em água fria nem coloque um aquecedor em um tanque com menos de 4 litros. Aquecedor em pequenos tanques vai aquecer muito rapidamente a água, o que é ruim para a saúde deles.

Nível de água do Tanque

Peixes Betta usam sua bexiga especial para respirar a partir da superfície da água. Deixe um pouco de espaço na parte superior de seu tanque para o peixe vir à superfície para respirar. É muito ruim para a saúde do betta se não usar sua bexiga labirinto de vez em quando.

Filtros de água

Use um filtro suave. Isto irá manter as condições da água por mais tempo e o tanque mais limpo. Resultando em menor número de limpeza do tanque (que pode estressar o seu peixe). A água contaminada é a causa de muitas doenças.

Alimentação do seu Peixe Betta

Alimente-o com algumas pelotas de peixes por dia. Minhocas congeladas podem ser um deleite, mas cuidado. O estômago de um betta é do tamanho do seu olho. Superalimentação pode levar a muitos problemas. É melhor ficar longe dos flocos genéricos e usar a comida criada especificamente para eles.

Companheiros de Aquário - Convivendo com um Betta

Peixes betta vivem bem uma vida solitária na natureza. São particularmente territoriais com relação a outros machos coloridos que representam uma ameaça na visão deles. Eles não são chamados de peixes de briga siameses a toa. Dê ao seu "brigão" abundância de espaço pessoal. Recomendamos 15 litros de água antes de introduzir qualquer outro peixe no tanque.


Alimentadores de fundo (peixes sugadores) geralmente fazem bons companheiros de tanque por que ficam fora do caminho do betta (eles também ajudam a limpar as algas do tanque). Nunca mantenha dois peixes betta machos juntos no mesmo tanque Não deixe seu peixe betta com peixes de cores brilhantes e barbatanas fluindo. Ele vai se sentir ameaçado por esses peixes e pode brigar.

Enfeites e Plantas Adequados para seu Peixe

Compre um aquário e o coloque em áreas de sombra, além de adicionar lugares para se que seu peixe beta possa se esconder. Madeira a deriva é muitas vezes a decoração favorita deles. Nadando e escondendo sob os tocos irregulares. Evite ornamentos que são ásperos ou têm bordas afiadas, pois as barbatanas desses peixes são muito delicadas. Um aquário vazio não é muito emocionante para o seu amiguinho viver.

Períodos de luz e sombra

Fornecer um período de luz durante todo o dia. Desligue a luz durante a noite, dando tempo para seu peixe betta dormir (como seria na natureza). Tente incluir áreas sombreadas em seu tanque para o seu betta relaxar.